• Luana Nodari

Qual a diferença entre síndrome do pânico e ansiedade?



As principais diferenças entre síndrome do pânico e ansiedade são percebidas nas causas (gatilhos) das condições, na intensidade dos sintomas e no tempo de duração das crises.


Enquanto a ansiedade é uma resposta física e emocional a situações que provocam insegurança, o ataque de pânico ocorre sem motivo específico.


O termo “pânico” expressa, justamente, a sensação de total descontrole frente ao evento inesperado, que se assemelha à experiência de morte iminente.


Os sintomas da crise de pânico são intensos e tendem a atingir o pico em 10 minutos, desaparecendo gradualmente.


Contudo, é possível que a pessoa tenha vários ataques seguidos, prolongando o pânico por até 1 hora.


Já a ansiedade pode ocorrer durante longos períodos, mas com sintomas menos agressivos.


Quais os sintomas da síndrome do pânico e ansiedade?


De acordo com o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) o ataque de pânico é “um episódio repentino de intenso medo que desencadeia reações físicas graves, quando não há perigo real ou causa aparente” e se faz acompanhar por, pelo menos, 4 dos seguintes sintomas:

  • palpitações ou batimentos cardíacos acelerados;

  • tontura ou desmaio;

  • ondas de calor ou calafrios;

  • dor no peito;

  • náuseas ou cólica abdominal;

  • sensação de falta de ar ou asfixia;

  • tremores;

  • suor excessivo;

  • dormência ou formigamento das extremidades;

  • desrealização (sentimentos de irrealidade) ou despersonalização (sentir-se fora de si mesmo);

  • medo de perder o controle ou enlouquecer;

  • medo de morrer.


É importante esclarecer que sofrer um ataque de pânico não significa que a pessoa desenvolverá a síndrome.


O que configura o transtorno de pânico é a recorrência dos episódios, somados à preocupação persistente de vivenciar novos ataques e adoção de comportamentos desadaptativos — como evitar lugares, situações sociais e atividades cotidianas — em função de tal receio.


A ansiedade, por sua vez, é caracterizada por um conjunto de sintomas que inclui:

  • irritabilidade;

  • pensamentos acelerados;

  • dificuldade de concentração;

  • preocupação excessiva;

  • agitação (manifesta por meio de sinais físicos como mãos trêmulas, respiração ofegante, sudorese, aceleração cardíaca e boca seca);

  • fadiga constante;

  • distúrbios do sono;

  • tensão ou dores musculares.


Enfrentar crises de ansiedade diante de momentos estressantes é absolutamente normal.


Contudo, quando os sintomas ansiosos se tornam muito frequentes — atrapalhando a rotina e comprometendo a qualidade de vida — deve-se percebê-los como um sinal de perigo à saúde mental.


Se esse for o seu caso, procure por um psicólogo para que seu quadro seja avaliado corretamente.


O que fazer durante um ataque de pânico ou ansiedade?


Diante de crises de pânico e ansiedade, devemos buscar estratégias que proporcionem alívio dos sintomas.


Para tanto, o primeiro passo é reconhecer o que está acontecendo no corpo e na mente.


A consciência do problema é salutar para que as próximas medidas sejam viabilizadas, trazendo gradual calma e retomada do controle.


Assim que identificar os sinais de está passando por um episódio de pânico ou ansiedade, experimente os seguintes recursos:


1. Respire profundamente


O controle da respiração é um dos modos mais efetivos de atingir relaxamento físico e mental.


Ao se sentir agitado ou hiperventilando, inspire o ar contando até 4 e segure por um instante. Depois, expire, contando até 4 novamente.


Repita esse procedimento quantas vezes for necessário, até notar que está respirando num ritmo mais regular e profundo.


2. Feche os olhos


Será mais fácil manter o foco na respiração se você restringir os estímulos exteriores.

Nesse sentido, também é interessante procurar um lugar tranquilo, onde possa se isolar de ruídos.


3. Distraia sua atenção


Outra opção é usar os estímulos sensoriais a seu favor.


Para que a técnica funcione, desvie sua atenção para a análise o ambiente.


Você pode localizar um objeto próximo e se fixar nele, descrevendo-o minuciosamente para si mesmo. Observe padrões, cores, tamanhos, texturas e formas do item.


Como alternativa, também é útil criar uma sequência de percepções, instigando os 5 sentidos a:

  • identificar 5 objetos que estejam próximos ao olhar;

  • tocar em 4 texturas diferentes;

  • discernir 3 sons ou ruídos presentes no momento;

  • encontrar 2 coisas que possam despertar o olfato;

  • notar 1 elemento que estimule a memória do paladar.


A ideia é que você possa afastar os pensamentos ansiosos e o medo avassalador, interrompendo-os com um “conteúdo alternativo”.


Quem sofre com a síndrome do pânico e ansiedade sabe que, na ocasião das crises, é difícil travar um diálogo interno positivo. É por isso que concentrar a atenção no exterior surge como uma saída.


4. Relaxe seus músculos


Para começar, detenha-se nos dedos dos pés ou das mãos, conduzindo movimentos de alongamento por todo o corpo.


O ideal é que, se você tem síndrome do pânico ou ansiedade, não espere a ocorrência de crises para praticar o relaxamento muscular.


Faça desse exercício um ritual cotidiano!


Qual o melhor remédio para síndrome do pânico e ansiedade?


Medicamentos podem ser prescritos por um psiquiatra para ajudar no tratamento de síndrome do pânico e ansiedade.


Apenas a partir da avaliação profissional é possível encontrar o remédio adequado.


Contudo, independente do uso de fármacos, é imprescindível contar com acompanhamento psicoterapêutico — a fim de melhor gerenciar possíveis causas do mal-estar e, principalmente, desenvolver habilidades de enfrentamento.


Para obter mais informações sobre síndrome do pânico e ansiedade confira o conteúdo que compartilhamos em nossas redes sociais.


#Psicologia #VilaMariana #Psicóloga #Ansiedade #SíndromeDoPânico #SaúdeMental #ClínicaDePsicologia

27 visualizações

Contato

         11 94348.7177
 

Luana Nodari

Psicóloga
Neuropsicóloga

 

CRP: 06/112356

Localização

Redes Sociais

  • facebook-logo
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Rua Domingos de Morais, 2781 - cj 311

Vila Mariana, São Paulo, SP 

CEP: 04035-001