Blog

Estresse, o mal silencioso da correria do dia a dia

sintomas de estresse crônico
Sudorese, tremedeira e taquicardia são sintomas de momentos de estresse.

O estresse é um dos males mais comuns da atualidade, sendo causa de problemas tanto físicos quanto mentais. Com a correria do dia a dia, pressão no trabalho, trânsito e a falta de tempo para cuidar de si, ficar estressado é praticamente inevitável. O problema é quando esse visitante indesejado passa a ser parte da rotina, trazendo na mala prejuízos à saúde do coração, sistema imunológico, entre outros.

Quando questionadas sobre o que é estresse, a maioria das pessoas cita suas causas, mas não sabem dizer o porquê e como ele ocorre. Em suma, trata-se de uma reação hormonal a situações diversas. Hormônios como o cortisol e a adrenalina são os principais responsáveis pelo que se pode chamar de “sintomas do estresse”, como sudorese, tremedeira e taquicardia.

A liberação desses hormônios ocorre como uma tentativa do organismo em se preparar para uma reação rápida, como fugir ou lutar. Com isso os músculos recebem maior irrigação sanguínea, resultando em uma carga imediata de força e resistência.

O grande problema é que às vezes esse mecanismo falha e, mesmo sem nenhum perigo aparente, o corpo insiste em se preparar, resultando um estresse prolongado, inadequado e que traz uma série de malefícios à saúde. Isso acontece pois nestes casos há a liberação de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que, dentre vários outros efeitos, contribuem para a elevação da pressão sanguínea e pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

A adrenalina merece especial atenção, já que quando erroneamente liberada pode alterar o funcionamento do músculo cardíaco, prejudicando o sistema cardiovascular e diminuindo seu poder de recuperação.

Leia também: Pressão alta emocional: saiba o que é, seus sintomas e como prevenir

Uma reação natural

O estresse é um inimigo conhecido da maioria de nós, até mesmo do mais paciente dos homens. Prova disso é que a maioria de nós já vivenciou situações clássicas que são sintomas do estresse, como ter as mãos suando durante o casamento, sentir o coração palpitar antes de uma apresentação importante ou de uma entrevista para o emprego dos sonhos.

Por mais desagradável ou constrangedor que seja, o estresse nada mais é do que uma reação natural do organismo a situações potencialmente perigosas. No passado, quando nossos ancestrais viviam em cavernas e caçavam para sobreviver isso era útil. Hoje, no entanto, além de não podermos simplesmente sair correndo, nosso corpo ainda tem que lidar com alguns efeitos colaterais do estresse.

Isso porque apesar de não precisamos fugir de um predador, ainda temos que lidar diariamente com situações desafiadoras, como prazos apertados no trabalho, trânsito carregado em plena manhã, carro quebrado no meio da viagem em família e as inúmeras tentativas de conciliar carreira, estudos, família e amigos.

Consequentemente o organismo passa a viver sempre em estado de alerta, o que resulta em diversos danos potencialmente graves para a saúde.

Os malefícios do estresse para a saúde

O excesso de estresse de forma contínua e duradoura causa uma série de danos ao organismo. Dentre eles, o sistema cardiovascular é um dos mais afetados.

Com a liberação de adrenalina, os batimentos cardíacos e a pressão arterial são significativamente alterados, o que pode ser potencialmente graves para indivíduos portadores de doença cardiovascular prévia. Quando por um período prolongado, o estresse favorece o surgimento da hipertensão, aumenta o colesterol ruim e pode colaborar para um infarto.

Ademais, pessoas expostas a este sentimento mostram-se mais suscetíveis a hábitos deletérios, como o tabagismo e o consumo exagerado de bebida alcoólica.

Outro problema comum é o surgimento ou agravo de doenças gastrointestinais. Quando em situação de estresse o sistema digestivo pode se tornar mais ácido do que o normal, o que prejudica indivíduos com úlceras no estômago, por exemplo.

O estresse também pode alterar a arquitetura do sono, causando insônia e/ou inquietação, o que resulta em ainda mais estresse no dia seguinte. Outras consequências comuns são a irritabilidade, dificuldade de concentração e baixo desempenho no trabalho.

Pode-se perceber que o estresse é um problema de múltiplas causas e sintomas. Controlá-lo é fundamental para diminuir seus danos, bem como para devolver a qualidade de vida do paciente, apesar das situações adversas.

Leia também: Como parar de ter comportamento autodestrutivo

Peça ajuda

Se você nota que o estresse é constante em sua vida e que te impede de viver normalmente, procure auxílio profissional. Existem diversas maneiras de aprender a lidar com o estresse, já que, na maioria das vezes, é praticamente impossível fugir das suas causas.

Esta é a função de um psicólogo. Em vez de te ensinar a fugir do problema, o profissional auxilia a encontrar formas de lidar com ele de maneira efetiva, desenvolvendo um plano de ação para diminuir os danos das situações causadoras do estresse sobre a saúde física e mental do paciente. Então, caso precise, entre em contato!

psicóloga Vila Mariana Luana Nodari

Luana Nodari

Psicóloga na Vila Mariana
Atende adolescentes e adultos,
através da Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP: 06/112356


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Post mais recentes

Deixe um comentário

+ nas redes sociais
Temas por categorias

Sobre a Luana

Luana Nodari é Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Compotrtamental (TCC) pela PUC e especialista em Neuropsicologia pelo IPqHC da USP. 
Possui outras formações em áreas da Psicologia e Neuropsicologia em universidades nacionais e internacionais. 

Atualmente, faz atendimentos particulares em sua clínica no bairro da Vila Mariana em São Paulo/SP, nas modalidades presencial e online | CRP 06/112356.